CP de Desenvolvimento discute atuação de MEI’s em Ribeirão

Em 11 anos de regulamentação, a cidade possui mais de 60 mil inscritos no programa
CP de Desenvolvimento discute atuação de MEI’s em Ribeirão

A Comissão Permanente de Desenvolvimento Econômico, Relações Internacionais e de Consumo da Câmara Municipal de Ribeirão Preto se reuniu, na tarde desta quarta-feira, 08 de dezembro, para debater propostas de desburocratização na abertura de empresas pelos Micro-Empreendedores Individuais (MEI’s).

A reunião foi conduzida pelo vereador Marcos Papa (Cidadania), que preside a Comissão, e contou com a participação do vereador França (PSB), vice-presidente e de representantes da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp), Sebrae, Casa do Contabilista e do secretário Municipal de Inovação e Desenvolvimento, Eduardo Molina.

De acordo com o representante do Sebrae, Carlos Freitas, as atividades predominantes entre os Mei”s em Ribeirão estão ligadas ao ramo da estética e beleza, seguida dos profissionais de transporte. “Eu diria que o Mei reflete a realidade desse nosso novo modelo de economia. A economia por meio dos aplicativos de transporte, alimentação e logística em geral”, afirmou Freitas.

A Comissão discutiu ainda que tipo de relação e cuidados com vínculos trabalhistas são praticados pelos Mei’s.

O secretário Eduardo Molina, informou que eventos promovidos pelo Governo Estadual serão realizados nos próximos dias. “Haverá o Mutirão do Emprego, na Esplanada do Theatro Pedro II, mas que contará com stands de serviços de apoio ao empreendedorismo, como Sebrae, banco do Povo e Jucesp”, disse Molina.

Em 11 anos de regulamentação, o MEI possui mais de 60 mil inscritos em Ribeirão Preto. “Precisamos olhar para esse número com profundidade, pelo avanço que isso significa para entendermos como está sendo o resultado em termos previdenciários, fiscais e do trabalho dessas pessoas que atuam por conta no mercado”, afirmou Papa. A Comissão voltará a se reunir após o recesso de fim de ano da Câmara.

Texto: André Luís de Jesus (MTB/32.788)

Fotos: Allan S. Ribeiro (MTB 0081231/SP)